terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A escolha do pneu Misto - KENDA KLAW XT 29X1.95 para a Bike

A primeira referência de pneu de bicicleta que tenho é o Continental, e em seguida vieram os da mesma marca para tubeless, inclusive esses novos tem o desenho de uma colmeia em volta sinalizando a possibilidade do uso com líquido, mas não me interessei por essa proteção contra furos, visto que a fita anti-furo que vai entre o pneu e a câmara funciona muito bem, e você ainda pode trocar a fita de pneu quando o ele ficar careca, ou seja, é um investimento que não vai terminar junto, tampouco na mesma velocidade que termina o pneu. O preço médio da fita anti-furo é em torno de 49 reais o par para 29er hoje, 15/12/2015. 
No entanto, a questão é mais sorte e a maneira de tocar a pedalada, pois nenhum desses artifícios podem garantir que seu pneu não irá te largar na mão, então, se o ciclista soca a bota, a chance de furar pneu rasgando em alguma quina ou deformidade é uma possibilidade cotidiana, ao passo que pequenos furos não ferem a câmara de ar por conta da proteção da fita anti-furo, tampouco esvaziam um pneu com tubeless, mas..., voltando ao assunto pneu, rodei e ainda rodo com o Continental, minha Caloi Elite 30 está com esses pneus na largura de 2.4, como na foto abaixo. Ele é largo mesmo.

Deixei essa bike para rodar em terrenos extremamente acidentados, e uso com cuidado por conta da maciez do pneu, e nessa mesma situação já usei o Maxxis, Pirelli Scorpion, sendo que o Maxxis dura mais que o Continental e ambos duram mais que o Pirelli Scorpion, mas por incrível que pareça, nenhum desses duram mais que o Kenda. 
O Kenda está no mercado a muito tempo e existem vários modelos dessa marca, mas vou citar o pneu que fui influenciado a adquirir, que é o KLAW XT 29X1.95
Detalhe que esse pneu é para ser utilizado na tração, atrás, veja na foto abaixo:
O desenho do pneu é diferente porque se trata de um conjunto/par de pneus mistos, elaborados para asfalto e terra, por isso o pneu de tração é diferente do pneu dianteiro. Veja a foto do pneu dianteiro abaixo:
Observe que os "biscoitos" do pneu são grandes, parecem pneus de DownHill, mas são dessa forma justamente para atuar em terrenos mistos, e a largura de 1.95 é equivalente a qualquer pneu 2.2
Então confira o desenho visto de cima do pneu Kenda KLAW XT 29X1.95 - Este pneu é vendido erroneamente no Mercado Livre como sendo pneu que também serve para tração, não é, é pneu para rodar na direção, livre de tração.
Observe o desenho do Kenda KLAW XT 29X1.95 traseiro, com desenho desenvolvido para asfalto e terra.
Repare que em ambos os pneus os "biscoitos" laterais são grandes, o que ajuda muito em terreno de barro - não atola, estradão, areia, terra, enquanto o desenho do centro do pneu é diferenciado para não agarrar no asfalto, o que seria o contrário da configuração de terra. Muito bem elaborado.


É isso ai, espero ter colaborado de alguma forma. Deixe seu testemunho, caso faça alguma experiência nesse sentido.

4 comentários:

  1. Muito bem desenvolvido o texto André, explicação nota 10!

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  2. esse pneu kenda caberia numa caloi elite 30?

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  3. Gostei de saber que esse pneu é versátil e durável. É o que uso na minha bike.

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  4. Bom dia amigo. Li o texto e achei muito interessante, muito bom mesmo. Estou na dúvida quanto a medida de largura em comprar dois pneus Kenda KLAW XT 1.95 ou 2.10 Estou usando o pneu ground control 2.10. Indaguei ao vendedor do Mercado Livre sobre a largura do Kenda Klaw 1.95, que me informou ser padrão as medidas, ou seja, este 1.95 é bem mais fino do que o 2.20 e 2.10. Confere isto ou é realmente o que diz o teu texto, o 1.95 tem a mesma largura das demais marcas ? Outra pergunta: O Kenda Klaw é duro ou macio ? Desde já agradeço.

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